terça-feira, março 30, 2010

Malhação de Judas

História

Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas da cidade.

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.

Malhação de Judas no Grupo

A malhação de Judas também é uma tradição no grupo "Nós na Rua" há muitos anos. Nos reunimos para confecciona os bonecos e colocamos em diverssos pontos da cidade no Sábado de Aleluia.

Textos: Internet/Ana Carolina

Fotos: Internet/Luan Abreu

Oficina 2010





No domingo dia 28 de março, tivemos a "Oficina do Nós" sob comando do ator Luan Abreu. Que conduziu muito bem a oficina na praça de São Benetido, o que rendeu uma nova interação dos participantes com o novo ambiente e também belas fotos. A próxima oficina acontecerá no dia 11/04.
Texto: Ana Carol
Fotos: Luan Abreu

Ensaio "Noite Intensa Circo"






Estas são fotos exclusivas de um dos ensaios da comédia "Noite Intensa- especial Circo". A peça tem data prevista para final de maio e início de junho. Vale a pena esperar. O elenco contará com atores esperientes e novatos como: Francielle Alves, Felipe Monta, Uélinton Souza, Luan Abreu, Ana Lena Oliveira, Aniger Martins, Silvano Motta, Leonardo Silva e Eric Meirelles.
Texto: Ana Carolina
Fotos: Luan Abreu

segunda-feira, março 29, 2010

Lá vem a nova montagem da peça "A Bruxinha que era Boa"


A Bruxinha que era Boa volta ao grupo com novo elenco e nova roupagem. Em 2004 estreiou a primeira montagem da peça e foi verdadeiro sucesso. Em 2006 a Bruxinha voltou com outro elenco. E voltará esse ano para alegrar as crianças de São João da Barra mas uma vez. Todas as vezes esse magnífico texto foi dirigido por Silvano Motta. A Bruxinha revelou muita gente e se mostrou como uma verdadeira escola de novos talentos. E esse ano esperamos que seja mais uma montagem de sucesso!
Texto e Design: Ana Carolina

domingo, março 28, 2010

A nova sede do Grupo




Muito bem galera, agora o "Nós na Rua" já tem a sua tão sonhada sede. Mais um glorioso passo foi alcançado ao adquirir esse espaço maravilhoso. A sede já está em funcionamento. Começamos a utiliza-la para leituras de texto e também está sendo de grande utilidade para guardar nosso material que não é pouco (cenário, figurino, adereços de cena etc.). E a nossa sede está localizada na esquina próxima a praça de São Benedito onde já foi instalada uma seda de campanha política.


Texto e Fotos: Ana Carolina

sábado, março 27, 2010

Fernando Lobato e Viviane Dantas Representão São João da Barra em Conferência Nacional de Cultura em Fortaleza


O Vice diretor da Associação Cultural Teatral “Nós na Rua” de São João da Barra, Fernando Lobato, e a representante da Banda Centenária União dos Operários, Viviane Dantas, estão desde o dia 24 de março representando o município na Conferência Nacional de Cultura, que está sendo realizada em Fortaleza.

O encontro reúne cidades de todas as regiões do país e trouxe ao debate temas como realidade, metas e problemáticas persistentes nas diversas cidades espalhadas pelo Brasil ao que se diz respeito aos desafios para a efetivação da uma cultura mista e de acesso a todos. Ainda em pauta, temas relacionados ao papel do Estado e a Sociedade, desigualdade e desenvolvimento e políticas públicas de integração do cidadão.

São João da Barra recebe ainda este ano o Projeto Ponto de Cultura. Um incentivo do governo estadual e federal para a difusão da cultura nos municípios do interior do estado. No ano de 2009, foi aprovado para participar do convênio dois projetos elaborados com a supervisão do musicista Antônio Carlos, o Projeto Resgate da Memória da Música Sanjoanense, onde será realizada pela banda centenária e o Projeto Sorriso de Criança, com o objetivo de levar a arte teatral às escolas, terá a realização do “Nós na Rua”.

O encontro que tem previsão de uma semana de duração, terá como objetivo central pensar e elaborar diretrizes de desenvolvimento cultural e posteriormente serem encaminhadas ao presidente Lula.

Texto: Silvan Motta

Design: Divulgação

"2012", "A mulher Invisível" e curtas do "Observatório Humano Mar" no "Cine Clube do Nós"

2012


Gerando muitas expectativas e polêmicas nas salas de exibições do mundo todo, o filme “2012” também fez muito sucesso na programação do Cine Clube do Nós, em São João da Barra.

Dirigido por Roland Emmerich e estrelado por John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Amanda Peet, Oliver Platt, Danny Glover e outros nomes conhecidos, o filme tem classificação de 14 anos e faz breves referências ao Maianismo, ao Calendário de Contagem Longa e ao fenômeno 2012 em um retrato de eventos cataclísmicos que se desenrola naquele ano.


Na trama, devido a bombardeamentos de erupções solares, o núcleo da Terra começa a aquecer a um ritmo sem precedentes, provocando o deslocamento da crosta terrestre. Isso resulta em vários tipos de cenários apocalípticos, que vão desde a Califórnia caindo no Oceano Pacífico, a erupção do supervulcão de Yellowstone, grandes terremotos e vários megatsunamis ao longo de cada costa na Terra, mergulhando o mundo em caos.

A história centra-se em torno de um elenco de personagens e em como eles escaparem das catástrofes múltiplas em um esforço para atingir alguns navios construídos no Himalaia, junto com cientistas e governos do mundo todo que estão tentando salvar tantas vidas quanto podem antes das catástrofes decorrentes.

A mulher Invisível

Encerrando a programação, no dia 29, o público assiste ao longa nacional “A mulher invisível”, que tem classificação 14 anos. Pedro (Selton Mello) acreditava no casamento, mas foi abandonado pela esposa. Após três meses de depressão e isolamento, ele ouve batidas na sua porta. É a mulher mais linda do mundo pedindo uma xícara de açúcar: Amanda (Luana Piovani), sua vizinha. Pedro se apaixona por aquela mulher perfeita, carinhosa, sensível, inteligente, uma amante ardente que gosta de futebol e não é ciumenta. Seu único defeito era não existir.

Humano Mar

O Cine Clube do Nós tem apoio do Observatório Humanomar. Antes de cada sessão será exibido um curta metragem. Menores de 10 anos, somente acompanhados dos pais. É necessário apresentar documentação com foto. Em abril o "Nós na Rua" dará continuidade ao projeto "Cine Clube do Nós", porém com exibições itinerantes pelos bairros da cidade de São João da Barra, sempre as segundas-feiras.

Texto: Carla Cardoso

Fotos: Divulgação

Fotos de Maroquinhas Fru-fru

Finalmente depois de tanto tempo, conseguimos as fotos da Inesquecível Peça "Maroquinhas Fru-fru", a primeira encenada no grupo. Todos temos muito carinho por essa peça que saia pelas ruas de São João da Barra dando assim início ao nosso grupo "Nós na Rua". Vamos matar as Saudades?

segunda-feira, março 15, 2010

Projeto "Oficina do Nós" reinicia com grande sucesso!


No domingo (14/03) tivemos o primeiro encontro da Oficina do Nós no ano de 2010! E foi realmente um grande sucesso! Muito jovens que já frequentavam a oficina e muitos que pela primeira vez se aventuraram pelo maravilhoso mundo do teatro estavam no Cine Teatro. Se você quer fazer teatro ou conhece alguém que queira, fique atento: Faça sua inscrição no Cine Teatro São João e no domingo dia 28/03 teremos o próximo encontro. Nós vemos lá!



Texto: Ana Carol
Foto: Luan Abreu

terça-feira, março 09, 2010

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Esta é uma pequena homenagem as mulheres que no momento fazem o grupo "Nós na Rua" acontecer.


Jurema Vieira


Jaciara Gomes

Geane Mandú


Ana Carol Berto


Jéssica Neves


Camilinha Amaral




Suellen Senna

Jaciara Gomes será homenageada como Destaque Mulher 2010 na área teatral



Depois de Ana Carol Berto (2007), Jéssica Neves (2008) e Camilinha Amaral (2009), esse ano Jaciara Gomes receberá das mão da prefeita Carla Machado o prêmio Destaque Mulher 2010 pelas suas brilhantes atuações no grupo teatral "Nós na Rua".

Como acontece desde 2005, o prêmio – em sua sexta edição – será entregue pela prefeita a mulheres que se destacaram em diversas atividades no. A homenagem foi idealizada pela prefeita Carla Machado, primeira prefeita mulher da Região Norte Fluminense, como uma forma de mostrar a importância da mulher na sociedade.

Trata-se do maior evento dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, no município. Todos os anos são agraciadas 15 mulheres, selecionadas pelo trabalho que desenvolvem na comunidade. Entre emoções e agradecimentos, é possível notar o aumento da auto-estima de cada uma delas, por serem reconhecidas pelo trabalho desenvolvido.

O evento, que é aberto à comunidade e vai contar ainda com uma apresentação de dança e vídeos contando a história de cada uma delas.

A premiação acontecerá no dia 12/03 ás 19:00 no Cine Teatro São João.


Texto: Adaptação do texto do site da prefeitura

Fotos: Jaciara Gomes, Silvano Motta, Janderson Loureiro