terça-feira, agosto 31, 2010

Crítica Teatral do Amigo André Pinto ao musical "Com todas as Palavras..."




 Texto de: Andre Pinto

Fui, orgulhosamente, na pré-estreia do teatro musical "Com Todas as Palavras", neste domingo, no Cine Teatro São João, com minha esposa Maysa, que também tem nome de inesquecível cantora - e que já virou até mini série da Rede Globo. Antes mesmo da sessão, já estávamos ansiosos para entrarmos no clima da apresentação que iríamos ver, tão esperada por nós, podemos dizer assim.

Já na recepção do centenário Teatro da cidade, o clima de romantismo começava a ser desvendado através de um lindo banner - com destaque em vermelho paixão - estirado acima do vão central da entrada do anfiteatro com as imagens cenográficas das duas jovens atrizes sanjoanenses, Ana Carolina Berto e Raquel Cunha, em pleno momento - imortalizado nas lentes de Luan Abreu - de delírios e devaneios apaixonados, com os corações latentes tão qual uma represa que se rompe e inunda tudo e todos!

Tomaram-se uns cafészinhos aromatizados com canela, bem arrumados numa mesa da entrada do Cine Teatro. Do sabor, disseram ser afrodizíaco. Realmente funciona! Havia esquentado ainda mais os nossos corações. Também serviram umas balinhas de canela, para deixarem os casais com aquele hálitozinho de "coala - que só come folhas de eucalipto", prontos para um apaixonado beijo, no escurinho do cinema. Tudo bem pensado!

Ah!, as cadeiras clássicas de forro de palhão, na recepção, também pareciam estar mais confortáveis ontem à noite, para os convidados especiais da pré-estreia. Uma iluminação à meia luz dava o tom do ambiente nostálgico e confidente. As pessoas iam chegando aos sussurros. Os casais ficaram espalhados nas poltronas "do meio para o fim", para terem maior visão da peça, ou para serem menos vistos.

Toca-se a campanhia. apagam-se as luzes. Jaz o completo silêncio. Abrem-se as cortinas, vagarosamente. Começa o teatro musical. A sensação, em princípio, era a de estar num estúdio da antiga Rádio Nacional do Rio de Janeiro. De um lado do palco uma bela flautista, de outro um competente violonista, no centro do palco, as musas! Quão musas quanto divas! Que vozes! Que dueto, que duelo! Ora se completavam, ora se enfrentavam em timbres de vozes marcantes! O público delirou!

O cenário, tudo de imaginativo. A sensibilidade das cores preta e branca, tanto dos vestidos das musas quanto dos módulos (puffs quadrados), ora se sobressaíam , ora se escondiam no jogo sagaz da iluminação da competente empresa sanjoanense, Telaviva. As várias arrumações dos módulos (puffs) de palco feitas pelas atrizes Ana Carolina Berto e Raquel Cunha, imitavam, com perfeito simbolismo e simetria, as turbulências, experiências, sentimentos, emoções, êxitos e fracassos das vidas amorosas das duas personagens, relatadas sem cortes ou censuras! Muito inteligente mesmo! Nem se falam, das cartas lidas na escrivaninha, no escurinho secreto do quarto!

As duas faces do branco e preto . Uma passional, romântica, melancólica, sonhadora, iludida, nostálgica. A outra, humorista, realista, sem vergonha, sacana, audaciosa e acima de tudo, para frente do seu tempo! O Preto instiga: - Para quê escrever nas pedras se podemos escrever nas areias? O Branco Reposnde: - Façamos nossas escolhas sejam quais forem, mas nos arrependamos depois!

Com poses bem marcantes e frases filosóficas, desde gestos de cantoras de sucesso até posições esculturais de pensadores da antiga Grécia, a desenvoltura das musas do "moderno Olimpo" eram delineadas pelos flashes de luzes e flashes de pensamentos, ora claros, ora obscuros. Faziam parte do jogo da vida, claro!

O texto de Silvano Motta - meu colega de Curso de Turismo do IFF - foi envolvente, maduro, cativante, triste, marcante, feliz, sacana e em alguns momentos até despertador do mais puro libido, ao estilo mesmo do Nelson Rodrigues - Cafajeste!. Era proibido reprimir sentimentos! Tabus e preconceitos, nem pensar! Silvano Motta, com o seu texto, mostrou-se um apaixonado! Um apaixonado realista! - Ele puxa o tapete, te tomba, mas ao mesmo tempo te dá o antídoto, o remédio que lhe tira a dor da queda! você chora e sorri na velocidade de um avião à jato! Você vive a cena com as atrizes!

As taças de vinho branco refletiam em cena os brilhos das jovens atrizes, que degustavam, em pequenas doses homeopáticas, o mais doce licor de um amor achado numa noitada e o mais puro veneno da paixão não compreendida!. O preto e o branco não são por acaso do destino. o Branco traduz a inocência, esperança, amor puro. O preto é o amor sacana, de tirar proveito, de colocar dúvidas no relacionamento. As vozes, se fossem vistas, seriam alvi-negras, assim como um chocolate amargo recebe uma calda de chocolate açucarado - ao leite, e, se complementam num delicioso sabor de emoções!

As músicas tocadas ao som da mágica flauta de Rafaela Carvalho, levaram os presentes ao mais nostálgico dos encantamentos, tal qual um indiano, através da hipnose, conquista a sua naja venenosa!. O violão, trazia um som de fundo nos ápices dos diálogos mais fervorosos e parecia acompanhar os batimentos dos corações palpitantes da cena, através do músico J.G., um discípulo da boa música, um bossa-nova de primeira!

Em momentos de grande frisson no "palco das ilusões", contradições e prazeres revividos, por imensa coincidência, lá da rua, soltaram fogos! Talvez fossem os corações das atrizes apaixonadas que estavam em pleno momento de "pirofagia romântica", acreditaram os presentes ao espetáculo vermelho paixão! Tudo deu certo mesmo!

Saímos anestesiados da peça. Um relax só! Quem não viu ainda, terá a chance de retomar aquele romantismo perdido, reaquecendo por sua vez, aquele "coração fornalha" que só precisa de uma fagulha para incendiar aquele refúgio íntimo e implícito de amor e paixão, com todas as palavras...




*Andre Pinto - Já foi professor do Curso Técnico de Formação de Atores (SENAC) em São João da Barra, na disciplina de Meio Ambiente e participou de várias peças teatrais no município de São João da Barra .

Obs. Um parabéns especial às famílias Berto e Cunha, por serem berços de grande talentos de nossa querida São João da Barra!.


Visite:
http://andreambiental.blogspot.com/

domingo, agosto 29, 2010

"Com todas as Palavras", um sonho realizado.




Não é de hoje que nós do "Nós na Rua" sonhamos com musicais... Desde muitos anos que assistimos, ouvimos músicas de musicais e até mesmo vamos ao Rio de Janeiro de van ou ônibus só para assistir um pouco do que gostamos,  nos apaixonamos pelas maravilhosas estórias contadas através de belas músicas e encantadoras vozes. Mas pensavamos que isso era uma era tão distantes de São João da Barra e principalmente de nós. Por isso que, hoje com o espetáculo praticamente pronto, posso dizer que é um sonho realizado espero que (se Deus nos permitir) continuemos com esse estilo tão maravilhoso que emociona tantas pessoas no Brasil e em todo o mundo.
Esse Musical também marca a estréia triunfante de Raquel Cunha no Teatro (Ela fez o Reisado, porém não tinha falas rsrs) Raquel está muito nervosa pela estréia mas ela vai arrasar e vocês vão ver o talento desta promissora atriz de 20 anos.
Esse é um espetáculo feito com muito amor e dedicação de toda equipe. Eperamos você que está lendo pra ir lá no Cine Teatro São João do dia 2 à 12 de Setembro.

Texto: Ana Carolina
Fotos Luan Abreu
Tratamento de Fotos: Ana Carolina

Adicionar legenda





domingo, agosto 22, 2010

"Com Todas as Palavras", O Musical



Com a proposta de celebrar a vida, o diretor Silvano Motta, após pesquisas e relatos verídicos, chega ao texto de "Com todas as palavras...", uma narrativa que se debruça sobre o amor, ideais e significados da própria existência humana.

Os argumentos – e dúvidas – se entrelaçam com músicas da MPB, criando um clima ameno para os paradoxos do cotidiano; as situações que nos levam a rir ou chorar, dependendo do ponto de vista. Sob a direção musical de Antônio Carlos Dias – em pareceria com o "Nós" desde o "Reisado das Pastorinhas", “Com todas as palavras...” marca a consolidação da dupla, que já estuda novos projetos.

Incluir esse gênero das artes cênicas na produção cultural regional amplia o acesso à prática de um exercício artístico diferenciado, tanto por revelar novos valores, quanto pela possibilidade de contribuir na formação de platéias heterogêneas, cujo acesso às grandes produções em cartaz nos maiores centros do país, é reconhecidamente limitado por diversos fatores.

“Com todas as palavras...” não é apenas um musical, torna-se poesia para a alma. Um deleite aos que apreciam as coisas simples da vida, aos que se perdem ou se reencontram em seus próprios devaneios, aos que sustentam suas próprias esperanças, aos que celebram as diferenças, como diferentes são os dias, as tardes, as noites. Palavras, palavras, vida...


Texto: Silvano Motta

Design: Ana Carolina e Vito Diniz

terça-feira, agosto 03, 2010

ENERRAMENTO DO FESTIVAL 01/08/2010




ESPECIAL SALOMÉ


Fotos: Luan Abreu

7° FESTIVAL DE INVERNO - MÚSICA

"No embalo do som" 29/07/2010



Fotos: Silvano Motta

Quer +? Acesse o orkut do grupo: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=5245999360728514173&aid=1280847926


"Noite Musical" - Banda União dos Operários - 30/07/2010



Fotos: Luan Abreu