segunda-feira, julho 06, 2009

Atrações do mês de Julho - Cine Clube do Nós


Seg, 06/07/2009 - Ano 176 - Nº 177

MAIS CULTURA

As próximas atrações Mês de julho com férias e bons filmes na agenda do Cine Clube do Nós no Cine Teatro

Divulgação

HORTON E O MUNDO DOS QUEM - O elefante Horton faz alegria da criançada no próximo dia 19, às 17h


Carla Cardoso

Mês de julho é sinônimo de férias e descanso. E para aproveitar o tempo livre, com muita diversão, vale a pena aproveitar a programação do Cine Clube do Nós neste período, no Cine Teatro São João, em São João da Barra. A cada segunda-feira do mês, sempre às 19h30, um gênero diferente. E neste mês, o Cine Clube tem como parceiro um forte aliado nas exibições de cinema: o Observatório Humanomar. Antes de cada sessão será exibido um curta-metragem. E o melhor de tudo: todas as exibições têm entrada franca.
— O fato de contarmos com o apoio do Observatório Humanomar só vem a somar com essa inciativa. Esse grupo já é conhecido pela qualidade de suas produções. Cada documentário exibido vai ser um ponto positivo para o público que for assistir aos longas — explica Silvano Motta, diretor de eventos do Cine Teatro São João e integrante do Grupo Nós na Rua.
O Cine Clube do Nós foi lançado em maio, com uma proposta interessante de exibir filmes de todos os gêneros. O mais interessante é a integração entre público e organização do evento. Ao final de cada exibição, a plateia presente pode sugerir os filmes que serão exibidos nas semanas seguintes.
— Com a ampliação do interesse mundial em torno do audiovisual e da fortificação de identidades regionais e locais, o grupo, através de seu setor de imagem, ‘Nós do Nós Filmes’, resolveu trilhar também este caminho do cineclubismo. Por meio dessas exibições, o objetivo maior é despertar o interesse pela discussão em torno do que se vê nas telas e, especialmente, difusão do conhecimento das linguagens que compõem a ‘colcha de retalhos’ que é o audiovisual — comenta Silvano.
Hoje, às 19h30, vai ser exibido o filme ‘Chocolate’. Na história, Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção. Com 105 minutos de duração, a comédia romântica de 2000 tem censura 14 anos.
Na semana que vem, dia 13, no mesmo horário, é a vez da exibição da comédia – sucesso nos cinemas – ‘Marley e eu’, baseado no livro de mesmo nome que foi um dos mais vendidos nos EUA e no Brasil. No filme, John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) casaram-se recentemente e decidiram começar nova vida em West Palm Beach, na Flórida. Lá eles trabalham em jornais concorrentes, compram um imóvel e enfrentam os desafios de uma vida em conjunto. Indeciso sobre sua capacidade em ser pai, John busca o conselho de seu colega Sebastian (Eric Dane), que sugere que compre um cachorro para a esposa. John aceita a sugestão e adota Marley, um labrador de 5 kg que logo se transforma em um grande cachorro de 45 kg, o que torna a casa deles um caos. Com 120 minutos de duração, a comédia de 2008 tem censura de 10 anos.
Já no dia 18, às 17h, no Sessão para todas as idades, o público confere ‘A bússola de ouro’. Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) é uma órfã que foi criada na Universidade Oxford. No mundo em que vive todas as pessoas têm um “daemon”, ou seja, uma manifestação de sua própria alma em forma animal. Lyra leva uma vida tranquila até ela e seu daemon, Pantalaimon, descobrirem a existência de uma substância misteriosa chamada “pó”. Isso provoca um estranho efeito nas crianças, o que faz com que as autoridades religiosas se convençam de que representa o mal. Seguindo o misterioso Lorde Asriel (Daniel Craig), seu protetor, Lyra parte em busca de uma resposta. Em Londres ela descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas Roger (Ben Walker), seu melhor amigo. Com a ajuda de um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, ela parte numa jornada que pode alterar o mundo para sempre. Lançada em 2007, a aventura tem 113 minutos de duração e censura livre.
No dia 19, neste mesmo horário, pequenos e adultos poderão conferir mais uma sessão para todas as idades, com ‘Horton e o mundo dos quem’. Horton é um elefante que, um dia, ouve um pedido de socorro vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. Surpreso, ele passa a desconfiar que possa existir vida dentro daquela partícula. Trata-se dos Quem, seres que ignoram a existência de vida fora da cidade em que vivem, a Quemlândia. Mesmo com todos à sua volta acreditando que perdeu o juízo, Horton decide ajudar os moradores de Quemlândia. A animação tem classificação livre e 86 minutos de duração.
No dia 19, às 19h30, o público confere a atuação de Will Smith em ‘Eu sou a Lenda’. Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus. Com 100 minutos de duração, o drama de 2007 tem classificação 14 anos.
Menores de 10 anos, somente poderão assistir acompanhados dos pais. É necessário apresentar documentação com foto. O Cine Teatro São João fica na Rua Gladys Teixeira, 264, Centro de São João da Barra.

Nenhum comentário: