quinta-feira, dezembro 23, 2010

Tradição e cultura com “O Reisado das Pastorinhas”

Com muita alegria, dificuldades e imenso prazer que o Auto de Natal ‘O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular’ vai ser encenado em São João da Barra, no próximo dia 25.

A saída do Cine Teatro, como se fosse uma procissão, está marcada para 20h e a montagem acontece na Praça São João Batista, em frente à igreja matriz.

A milenar história de Jesus Cristo é contada de maneira alegre e festiva pelo Reisado por meio dos de personagens bíblicos como Herodes, Maria e José e os Reis Magos se juntam a figuras como o Anjo, a Noite, a Lua e a Estrela guia. Juntos eles cantam e vão recepcionar o Messias na noite de seu nascimento.

A idéia da retomada da montagem teve início em 2003, após uma pesquisa realizada por Fernando Antônio Lobato e Jurema Vieira. O sucesso da nova montagem, com aproximadamente 50 minutos de duração, consagrou-se no ano passado marcando estréia da dubla Antônio Carlos e Silvano Motta como diretores de espetáculos musicais promovidos pelo Grupo Teatral Nós na Rua. Este é o terceiro trabalho da dubla, em setembro deste ano “Com todas as palavras...” vou sucesso entre críticas e público.

Com figurino caprichado e músicas típicas, ‘O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular’ é um Auto de Natal herdado dos portugueses. Em São João da Barra, a encenação foi, por muitos anos, encenada nas ruas da cidade, por Mariquinhas Salva e posteriormente por Ucha Moreira, nomes marcantes na história cultural do município.

— O Reisado é uma manifestação cultural sanjoanense muito antiga, e o grupo Nós na Rua se julga obrigado a perpetuar tamanha riqueza para a atual geração. O grupo em seus 07 anos de existência vem difundido cada vez mais a arte e cultura em São João da Barra. Esforços não são medidos no que se refere à qualificação profissional, troca de experiências, participação ativa de nossos jovens sanjoanenses em encontros e eventos culturais que possibilitem o engrandecimento de nossos artistas locais, divulgação de nossa querida cidade, propagação e perpetuação da cultura em geral. Este trabalho é um resgate importante da nossa identidade cultural e uma grande homenagem a duas mecenas da cultura: D. Mariquinha Salva e D. Ucha Moreira, incansáveis lutadoras da arte para todos! — explica Silvano Motta, diretor do espetáculo.

INFORMAÇÕES:

O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular

Local: Praça São João Batista – São João da Barra/RJ

25 de dezembro de 2010

Horário: 20h e 30min

Entrada Franca

OUTRAS INFORMAÇÕES E FOTOS:

www.oreisado.blogspot.com

Nenhum comentário: