quarta-feira, março 20, 2013

Cultura e educação ambiental visitam Vila da Terra


 Mais de 100 moradores da Vila da Terra, Palacete e Vila Abreu do 5º Distrito de São João da Barra assistiram a peça teatral infantil “AMALUZA” da Associação Cultural Nós na Rua, nesta sexta-feira, 15. A iniciativa é da LLX, através da Gerência de Responsabilidade Social, que está promovendo atividades de cultura, esporte e lazer para as 37 famílias residentes na Vila da Terra.

A peça foi apresentada em um caminhão que vira palco e percorria as comunidades de São João da Barra com apresentações teatrais. O caminhão fez parte do “Cultura sobre rodas” um projeto patrocinado por um ano pela LLX em parceria com a Prefeitura Municipal.
“AMALUZA” é de cunho ambiental de autoria de Ana Carolina Berto, direção Jéssica Neves e co-produção de Silvano Motta, todos integrantes do grupo Teatral “Nós na Rua”. O elenco é formado por jovens talentos sanjoanenses. Um dos destaques da peça é a jovem atriz Daniella Constantini no papel da Rainha Dionélia, que vive em um reino em que a rainha não se preocupava com o meio ambiente, mas, ao se deparar com a possibilidade de perder sua a filha, única pessoa que ela amava, repensou sua atitude.

A autora Ana Carolina, explica como a peça pode ajudar na educação ambiental das crianças: a história apresenta questões interessantes a serem debatidas principalmente por crianças e jovens. Acho que os professores e os pais podem usar a peça para instigar a reflexão dos alunos e filhos. É a nossa forma de alertar e causar mudança no modo de pensar e agir das pessoas e essas são, na minha opinião, as principais funções do teatro”.

Ao assistir pela primeira vez a uma peça teatral, Daniela das Chagas Ribeiro, de 9 anos, moradora de Palacete, destacou sua expectativa com a apresentação e como se sentiu durante o evento. “Fiquei ansiosa para ver a peça. Estou feliz de participar. É muito emocionante”, afirmou.

“Participei do projeto “Cultura sobre Rodas” da LLX com parceria da prefeitura e percebi que as pessoas não estavam acostumadas com o teatro e foi maravilhoso poder plantar a sementinha nessas localidades, espero que grupos de teatro possam surgir e prosperar nos outros distritos do município, falar sobre suas realidades, sonhos e pensamentos, isso seria fantástico. Para mim o teatro tem poder de transformar realidades, sejam elas pessoais ou até mesmo sociais, pois ele tem o poder de desenvolver o pensamento e reflexão para quem faz e assiste, acho que ele deve ser mostrado, ensinado e feito em todos os lugares, por isso parabenizo a LLX por levar essa arte que eu amo de paixão à essas 37 famílias e tantas outras pela nossa São João da Barra”. Encerra Ana Carolina.


Matéria: Jaciara Gomes
Fotos: Silvano Motta

Veja a matéria em:
http://centrodeconhecimentoacu.wordpress.com/


Um comentário:

Anônimo disse...

I'm really enjoying the design and layout of your website. It's
a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me
to come here and visit more often. Did you hire
out a developer to create your theme? Great work!

Also visit my website: click here