Um dos projetos contemplados foi “Cultura sobre rodas” do grupo teatral Nós na Rua que se baseia na aquisição de um ônibus que será adaptado e se tornará um palco itinerante de teatro. O valor de R$ 150 mil do projeto ajudará a difundir, além do teatro, dança, música e outras manifestações culturais em comunidades de difícil acesso à cultura.
“O projeto ocorrerá duas vezes por mês durante todo o ano com apresentações intercaladas entre distritos de São João da Barra e municípios vizinhos, assim como realizará eventos em datas comemorativas. É importante que a empresa seja parceira das comunidades afastadas, proporcionando, crescimento cultural ao município de forma a preparar não só a comunidade local como os que aqui começarão a se instalar para garantir a adaptação à cultura local”, ressalta Antônio Carlos Ribeiro Dias, do grupo teatral Nós na Rua.
O I Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra – Prêmio Jack Azevedo recebeu o valor de R$ 70 mil para resgatar uma das grandes tradições sanjoanenses: a música raiz do carnaval. De autoria do jornalista Bruno Costa, escrito pela Editora Costa Sanjoanense, o projeto tem alguns objetivos definidos, além do resgate da marcha-rancho e da marchinha de carnaval: “queremos criar o dia municipal da marchinha de carnaval para que este evento se perpetue e faça parte do calendário turístico do município. As dez melhores marchinhas farão parte de um cd e novos talentos poderão ser descobertos com o concurso”.
Bruno Costa explica que o concurso será aberto para todo o Brasil, mas obrigatoriamente o participante terá que compor sua marchinha falando sobre São João da Barra. “Este é mais um propósito do projeto. Quem não conhece nosso município e quiser participar do concurso vai ter que pesquisar e conhecerá toda a nossa riqueza cultural e ambiental”, comemora.
O jornalista acrescenta que as inscrições iniciam em janeiro de 2011 e a final do concurso está marcada para o dia 25 de fevereiro, sexta-feira anterior à sexta-feira de carnaval. “A importância da visão empresarial da LLX quanto às suas responsabilidades está sendo revertida em conceitos culturais e impactam positivamente na qualidade de vida da população de São João da Barra. É importante frisar também o resgate da identidade cultural a partir da gestão da prefeita Carla Machado, com restauração de prédios históricos e valorização das mais variadas vertentes artísticas do município”, finaliza.
Prefeitura de São João da Barra / Secretaria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário