quarta-feira, novembro 17, 2010

FERNANDO LOBATO É ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE SJB

Professor de História, historiador e produtor cultural, Fernando Antônio Lobato, foi eleito ontem (sexta-feira, dia 5) presidente do Conselho Municipal de Cultura de São João da Barra. A eleição, por aclamação, aconteceu ao final da III Conferência Municipal de Cultura. Além de Lobato, compõem a diretoria do Conselho, o artista plástico Henys Pinto, presidente da Escola de Samba O Chinês e o produtor cultural Rafa Henriques, eleito secretário. Além deles, todos os segmentos culturais de São João da Barra garantiram presença no Conselho.

Na segunda-feira, às 17 horas, no Palácio Cultural, os conselheiros se reúnem pela primeira vez para iniciar a confecção das propostas ao Executivo municipal. A prefeita Carla Machado, que esteve na Conferência, destacou a importância de um Conselho “representativo e forte, com propostas viáveis e ações eficazes”. A prefeita pediu também que o Conselho compartilhe com o Executivo municipal a função de fiscalizar a execução orçamentária de convênios firmados com entidades do setor e as prestações de contas.

Dentre as reivindicações que serão apresentadas pelo Conselho, à Prefeitura, estão a criação de um escritório de assessoria técnica para elaboração de projetos e fiscalização de contas, participação na elaboração do calendário anual de eventos, presença nos grandes eventos organizados pela Prefeitura e a construção de uma área multiuso, que possa abrigar o Carnaval de São João da Barra, shows nacionais e outros eventos.

A prefeita Carla Machado antecipou que a proposta de construção de dessa área vai ao encontro do rol de próximos projetos que a Prefeitura pretende elaborar. “Nós temos pensado muito nisso e consideramos que São João da Barra, no momento, já necessita de um espaço como esse”, comentou a prefeita. A proposta da área foi defendida no primeiro dia da Conferência de Cultura – quinta-feira, pelo vice-presidente do Conselho, Henys Pinto, como uma reivindicação das agremiações carnavalescas.


Outra proposta que agradou a prefeita foi a criação de um grupo de assessoramento técnico voltado à elaboração de projetos: “esses projetos podem ser encaminhados tanto ao poder público quanto à iniciativa privada. O nosso desejo é que os artífices da cultura de São João da Barra sejam auto-suficientes no futuro”, disse Carla, cujo discurso está em sintonia com o pensamento dos produtores culturais locais. “Nós somos artistas, sabemos fazer cenários, arte. Não sabemos fazer projetos. Precisamos de apoio para isso”, ressaltou o presidente do Conselho, Fernando Lobato.

Secretaria de Comunicação Social /
Vito Diniz

Nenhum comentário: