terça-feira, dezembro 15, 2009

O que é o Reisado?

(foto da primeira montagem do reisado pelo grupo Nós na Rua em 2003)

(Reisado em 2004)

Se o menino Jesus nascesse hoje, o que você daria de presente a Ele? Seus dons? Talentos? Uma vida de entrega e dedicada a fazer o bem?


(Reisado em 2005)


É sobre isso que trata o Auto de Natal ‘O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular’, que vai ser encenado em São João da Barra, no próximo dia 26.

A saída do Cine Teatro, como se fosse uma procissão, está marcada para 20h e a montagem acontece na Praça São João Batista. O musical também vai ser apresentado no Cine Teatro São João entre os dias 06 e 10/01/2010, às 20h30.


(Reisado em 2004 - Grupo Teatral Nós na Rua)


A milenar história de Jesus Cristo é contada de maneira alegre e festiva pelo Reisado por meio dos de personagens bíblicos como Herodes, Maria e José e os Reis Magos se juntam a figuras como o Anjo, a Noite, a Lua e a Estrela guia, e até mesmo à personagens característicos regionais como a Cozinheira, a Peixeira, o Preto Velho e a Cigana. Juntos eles cantam e vão recepcionar o Messias na noite de seu nascimento.


(Reisado em 2005)


Com figurino caprichado e músicas típicas, ‘O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular’ é um Auto de Natal herdado dos portugueses. Em São João da Barra, a encenação foi, por muitos anos, encenada nas ruas da cidade, por Mariquinhas Salva e posteriormente por Ucha Moreira, nomes marcantes na história cultural do município.

(Reisado em 2005)


A idéia da retomada da montagem teve início em 2003, após uma pesquisa realizada por Fernando Antônio Lobato e Jurema Vieira. Com 50 minutos de duração, esta opereta popular marca a estréia da dubla Antônio Carlos e Silvano Motta como diretores de espetáculos musicais promovidos pelo Grupo Teatral Nós na Rua. Os atores cantores fazem participações ao vivo.


— O Reisado é uma manifestação cultural sanjoanense muito antiga, e o grupo Nós na Rua buscou mostrar essa riqueza para a atual geração. Essa antiga tradição era passada de pai para filho, quando o reisado saía pelas ruas da cidade entrando nas casas das pessoas, com músicas e danças. Um Reisado muito popular foi o Reisado de Dona Ucha. Este trabalho é um resgate que evoca ao presépio, ao nascimento do menino Jesus. Mostra a santificação do Messias e o ofertório de cada personagem, nos chamando à atenção para o dom da caridade — explica Silvano Motta, diretor do espetáculo.


texto: Carla Cardoso

fotos: Pascoal Berto/Nelma Berto

Nenhum comentário: