sexta-feira, dezembro 11, 2009

A saga de “Arnolfo e Inês”

Mais que um simples esquete, “Arnolfo e Inês”, com o passar do tempo, virou o cartão de visitas do Grupo Teatral “Nós na Rua”. Cartão este que, no último fim de semana foi representar, em terras inter estaduais, a arte de Molière encenada por sanjoanenses.
O II Festival de Esquetes da cidade de São Leopoldo, no Rio Grande de Sul, ainda é muito novo, mas com uma maturidade e profissionalismo, tanto de organizadores, coordenadores e principalmente de seus participantes, dignos de grandes centros urbanos como Rio X São Paulo.
Tal viagem mostra a maturidade de um esquete que no ano de 2010 vai completar 05 anos de apresentações ininterruptas por diversos espaços, sejam eles ruas, auditórios, praças, teatros através de simpósios, palestras, festivais e a arte de levar cultura ao próximo. O que tem sido a meta incansável do “Nós na Rua” nos seus quase 6 anos de existência.
Sobre a experiência, no festival de São Leopoldo, todos os envolvidos na produção “Arnolfo e Inês” consideraram muito válida.

A troca de experiência é algo realmente indescritível. Uma cultura totalmente diferente da nossa. “Nem melhor ou pior, apenas diferente.”

O que todos nós percebemos logo na chegada foi que, o respeito e educação no trânsito existem por lá. TODAS as cidades da região possuem o mínimo possível de semáforos. O respeito ao pedestre faz com que ao atravessarmos a rua os carros parassem por alguns instantes para o indivíduo atravessar. Sem causar nenhum desconforto ou desorganização no trânsito.

Quanto à participação no festival, podemos participar sempre ao final de cada dia, de um debate com pontos e observações consideravelmente importantes apontadas pelo júri. Através deste, cada representante, ao final do dia, apresentava o histórico do grupo, do esquete e suas intenções.
“Arnolfo e Inês” teve apontamentos para questões pertinentes e importantes a serem refletidas, analisadas e possivelmente adaptadas ou modificadas para uma excelência de produção. Uma vez que, o esquete vem tomando uma dimensão e maturidade reconhecida por muitos.
Numa conclusão, podemos colher frutos positivos.
Percebemos que não muito diferente do “Nós” outros lugares debruçam-se sobre temáticas e assuntos do próprio cotidiano. Outros esquetes apresentaram realidades próprias, característica de uma cultura forte e interessante de ser representada. Assim, podemos fazer um paralelo com a peça “As Galinhas de Frô Alegre”, onde o grupo “Nós na Rua” despertou para a necessidade da valorização do que é nosso e que deve ser apresentada para outros.

O intercâmbio cultural mostrou por “A mais B” que não estamos atrasados e muito menos despreparados para nos juntarmos à outros com um único objetivo: Fazer arte. Levar Cultura!

Assim como nós estivemos muito longe para propagar o nome da nossa querida São João da Barra, e que fomos reconhecidos de imediato pelo famoso “Conhaque de Alcatrão”, estaremos em Janeiro recebendo em nosso III Festival de Esquetes o mentor do Festival de Esquetes de São Leopoldo.

Rogério anseia conhecer o estado do Rio e principalmente nossa querida cidade que é riquíssima em cultura.

Já “Arnolfo e Inês”, vamos continuar nos apresentando onde houver oportunidade. Mudanças são necessárias e serão realizadas.

Nossa próxima apresentação? 21 de dezembro de 2009 no Teatro Municipal de Niterói.

Vida longa a arte.



Texto: Silvano Motta

Fotos: Suelen Sena

Nenhum comentário: